“Transformar vidas está no nosso sangue" é o propósito que move os profissionais da instituição, comprometidos com o respeito e valorização da saúde, conhecimento e inovação
A Fundação Hemominas, pilar essencial da saúde pública mineira, completa 41 anos de existência neste 10 de janeiro, consolidando-se como uma referência internacional em hematologia, hemoterapia e biotecnologia. Desde sua fundação em 1985, a instituição preserva o compromisso de garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de qualidade.
O que começou como um centro local em Belo Horizonte, hoje é uma estrutura robusta que atende mais de 600 entidades contratantes e assegura o abastecimento de sangue a mais de 90% do sistema de saúde do estado. Ao longo dessas quatro décadas, a Hemominas ultrapassou a marca de 10,5 milhões de doações, provando que a cultura da solidariedade está enraizada na identidade mineira.
O ano de 2025 foi um momento significativo para a Fundação, marcado por investimentos em conhecimento, inovação e avanços que reforçam o compromisso de transformar vidas:
Segurança Transfusional - em 2025, a Hemominas consolidou a Técnica de Redução de Patógenos (TRP) em larga escala. A tecnologia, que inativa vírus como dengue e febre amarela nos hemocomponentes, elevou o padrão de segurança para níveis internacionais, protegendo ainda mais os receptores.
Inteligência no atendimento - incorporação do uso da assistente virtual no atendimento dos candidatos à doação: uma tecnologia inovadora que contribui para a captação de doadores de sangue, utilizando-se da inteligência artificial na realização do contato direto com o cidadão.
Ensino e pesquisa - a participação em congressos, palestras e webnários, a realização do II Simpósio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (HEMOPq), e a publicação de 22 artigos científicos em 2025 reafirma a vocação da Hemominas como um polo gerador de conhecimento científico em hematologia e terapia celular.
Atendimento a pacientes – entrega do FenotCard, um cartão personalizado que contém dados sobre a constituição genética da pessoa com doença falciforme e as características que impactam na transfusão, possibilitando a escolha do sangue mais compatível a ser transfundido no paciente.
Parcerias – parceria consolidada com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para fornecimento dos hemocomponentes para expandir o acesso à plasmaférese terapêutica. O procedimento é essencial para pacientes transplantados que enfrentam complicações imunológicas.
Novos produtos – como o desenvolvimento e oferta do Colírio de Soro Autólogo (CSA) representam um avanço na medicina personalizada, utilizando componentes do próprio sangue do paciente para o tratamento de patologias oculares graves.
Qualidade - A recertificação de unidades para o fornecimento de plasma para a Hemobrás é um marco de gestão e qualidade. Isso garante que o plasma coletado em Minas Gerais seja transformado em medicamentos essenciais (hemoderivados), como albumina e imunoglobulina, fortalecendo o SUS e reduzindo a dependência de importações.
Um convite ao futuro
Mesmo com as importantes conquistas, o desafio de fidelizar doadores de sangue permanece constante. Manter os estoques em níveis ideais - essenciais tanto para atendimentos de emergência quanto para o suporte a pacientes com doenças hematológicas nos ambulatórios da instituição - demanda um esforço contínuo de conscientização.
A presidente da Hemominas, Kelly Nogueira Guerra, destaca que o aniversário de 41 anos é, além de um olhar de orgulho para o passado, uma convocação à sociedade mineira. “Nesta data, expressamos nossa gratidão especial aos doadores voluntários. É a generosidade de cada cidadão que permite à Fundação cumprir, dia após dia, o seu propósito fundamental”.