Fonte

+ -

Contraste

+ -
imagem_2025-12-19_104324634.png

Com o objetivo de garantir a continuidade e a qualificação permanente dos processos laboratoriais relacionados ao processamento do sangue, a Fundação Hemominas implementou, na última sexta-feira (12/12), a modernização das plataformas analíticas da Central Soroimuno, instalada no Hemocentro de Belo Horizonte.

 

A atualização tecnológica foi necessária em razão do encerramento do ciclo de vida útil dos equipamentos anteriormente utilizados, caracterizando obsolescência tecnológica. A implantação dos novos sistemas laboratoriais ocorreu com equipamentos comodatados, assegurando maior capacidade operacional, estabilidade dos serviços e segurança dos processos laboratoriais.

 

A modernização está alinhada a uma tendência nacional de atualização metodológica nos serviços de hemoterapia, adotada por instituições públicas de referência, com foco na padronização dos processos, na organização dos fluxos de trabalho e no fortalecimento da segurança transfusional.

 

O investimento reforça o compromisso da Fundação Hemominas com a qualidade da assistência prestada à população e reconhece o empenho dos servidores da Central Soroimuno, que atuaram de forma dedicada para garantir a continuidade do atendimento durante o período de transição tecnológica.

 

Para a presidente da Fundação Hemominas, Kelly Nogueira Guerra, a modernização representa um avanço institucional. “A modernização das plataformas analíticas da Central Soroimuno contribui para fortalecer a segurança dos processos e a continuidade dos serviços laboratoriais, alinhando a Hemominas às práticas adotadas nacionalmente e refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada à população.”

 

Também a diretora técnico-científica da Fundação Hemominas, Fabiana Camargos, vê com satisfação a substituição dos sistemas: “A atualização das plataformas garante a continuidade dos processos laboratoriais, com mais padronização e segurança, em consonância com as diretrizes adotadas nacionalmente para a qualificação dos serviços de hemoterapia”, destaca.

 

Segundo a diretora, a atualização também possibilita avanços operacionais relevantes: “Além de manter a segurança transfusional, a substituição amplia nossa capacidade de processamento e permite avançar na realização de exames de fenotipagem em doadores, com mais agilidade e padronização, beneficiando diretamente os pacientes atendidos pela Rede Hemominas.”

Carregando...

Carregando depoimento...

Ícone Assistente virtual