Fonte

+ -

Contraste

+ -
19-06-26 Andreia Lessa

Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue e ao Junho Vermelho, a Fundação Hemominas participou, nesta sexta-feira (19/06), de um evento promovido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), no Complexo Hospitalar de Urgência (CHU), Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

 

Promovido pela Agência Transfusional do CHU e pela Gerência de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutica (GADT), o evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o processo de doação e transfusão sanguínea, além de sensibilizar profissionais, pacientes e a população em geral sobre a importância desse gesto solidário que salva vidas diariamente.

A programação contou com a participação da hematologista e hemoterapeuta Dra. Nathália Hoelzle, da Agência Transfusional do CHU, que abordou o tema "Hemoterapia: do doador ao paciente", apresentando aspectos relacionados ao ciclo do sangue, desde a doação até sua utilização em pacientes que necessitam de transfusão. A médica também reforçou a importância da doação regular e da manutenção dos estoques de sangue para o atendimento dos pacientes no Hospital João XXIII.

“Em 2025, utilizamos mais de 11 mil hemocomponentes. O Hospital, por ser um centro de referência em trauma e realizar diversas cirurgias e tratamentos, tem uma demanda elevada de sangue. Por isso, precisamos conscientizar profissionais, pacientes e familiares sobre a importância da doação, que pode ser realizada em qualquer unidade da Hemominas”, disse.

Representando a Fundação Hemominas, a assessora de Captação e Cadastro, Andreia Lessa, destacou, em sua palestra "Da proximidade que acolhe ao propósito que salva vidas", o papel fundamental dos hospitais e de seus colaboradores na conscientização da população sobre a importância da doação voluntária de sangue e da manutenção dos estoques para o atendimento dos pacientes.

publico 1

“A Hemominas é responsável por mais de 90% das transfusões realizadas em Minas Gerais. Atendemos grandes hospitais, como o João XXIII. O vínculo dos colaboradores com pacientes e familiares nas unidades hospitalares possibilita uma abordagem mais próxima sobre a importância da doação e da reposição dos estoques. Assim, eles também podem atuar como mobilizadores, ajudando a divulgar como esse gesto voluntário salva vidas todos os dias”, destacou.

O evento também contou com os depoimentos da médica clínica e paliativista Dra. Janine Rodrigues, paciente do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII, e de Rebeca Alcântara, paciente da Hemominas que realizou cirurgia recentemente na unidade. Ambas compartilharam experiências e reflexões sobre o papel da doação de sangue na recuperação, no tratamento e na qualidade de vida de quem depende de transfusões, além de relatarem como mobilizam amigos e familiares a realizarem esse gesto de solidariedade.

Junho Vermelho

Celebrado em todo o país, o Junho Vermelho reforça a importância da doação voluntária e regular de sangue. Durante o período, instituições de saúde promovem ações de conscientização para sensibilizar a população sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos ao longo de todo o ano. A participação dos doadores é essencial para garantir o atendimento de pacientes em tratamento, cirurgias, emergências e outras situações que demandam transfusões sanguíneas.

Carregando...

Carregando depoimento...

Ícone Assistente virtual